Antena
Dispositivo cuja função é transformar energia eletromagnética guiada pela linha de transmissão em energia eletromagnética irradiada, pode-se também dizer que esta lei serve também no sentido inverso, isto é, transformar energia eletromagnética irradiada em energia eletromagnética guiada para a linha de transmissão. Portanto, sua função é primordial em qualquer comunicação onde exista radiofrequência. A relação entre as potências de emissão e recepção é proporcional
As condições ideias quase nunca são alcançadas em condições terrestres ordinárias, devido a obstrucções, reflecções em edifícios e, ainda mais importante, devido a reflecções na terra. Uma situação onde a fórmula é razoavelmente eficiente é em comunicações por satélite, onde a absorção atmosférica é desprezável.
É comum observarmos no alto de residências e edifícios as Antenas Parabólicas, que captam ondas eletromagnéticas que são enviadas por satélites em órbita ao redor da terra.
Isto somente é possível devido à propriedade da parábola de refletir o conjunto de raios recebidos em um único ponto (o foco da parábola). Neste ponto encontra-se posicionado o receptor de ondas, que enviará o sinal recebido para um conversor que as decodificará e enviará para o receptor de televisão. Os aparelhos de radar operam de forma semelhante às antenas parabólicas, recebendo o eco de pulsos eletromagnéticos.
[Distancia Focal = D*D/(16*d)
Onde D = Diâmetro - d = Profundidade
Onde D = Diâmetro - d = Profundidade
Antena Ku
60/70/90cm algumas de 1.20m até maiores.
chapa / fibra
LNB Ku c/ 8 saídas
LNB Ku c/ 4 saídas
LNB Ku c/ 2 saídas
LNB Ku c/ 1 saída
Antena Banda C
1.50m sendo algumas 3.60m.
tela / fibra / chapa
Exemplo de adaptação de um Lnb Ku em uma antena Banda C
Uma opção para antenas teladas (Kit Carona)
antenas teladas não usar muitos LNBs
Sistema de posição em relação as horas do relógio.
Lnb banda C, usado em analógicos
pouco usado
Nenhum comentário:
Postar um comentário