xat

cadastro

 


(Fórum) por favor digite o seu nome de usuário e sua senha para conectar-se.
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática:

:: Registrar-se  |  :: Esqueci minha senha

 

atualizaçõs

EM DESTAQUE

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Apontamento da sua antena

Como apontar uma Antena Parabólica 

Primeiramente você deverá saber qual a posição da antena, ou seja, qual o azimute e elevação para sua cidade de acordo com o satélite desejado. 

Se você não sabe o que é azimute e elevação não se preocupe, aqui vai uma breve explicação:

- Azimute: é o posicionamento da antena em relação a Norte(esquerda/direita). 
Ex.: um azimute de 10 graus significa que a antena ficará apontada 10 graus à direita do Norte, um azimute de 350 graussignifica que a antena ficará 10 graus à esquerda do Norte (360° - 350° =10º);

- Elevação: é a inclinação da antena (em graus) em relação ao solo. Depois da antena bem fixada, seja no chão, na laje ou outro local, é muito importante que o tubo de fixação não tenha nenhum balanço e que esteja de prumo.Coloque a antena no tubo de fixação, aperte um pouco os parafusos, sem trava-los, porém não permitindo movimentos da antena sem que você os faça(cuidado para não exagerar na força e empenar a antena). 

Agora você fará a conexão dos cabos conforme manual do fabricante da antena e receptor, isolando as conexões externas, com fita de auto fusão e fita isolante, para evitar a oxidação dos componentes. 

Após isso você jápode ligar tudo, observando antes se a rede elétrica está de acordo com o equipamento. 

Nas antenas por assinatura (banda KU), você terá um inclinômetro (marcador da elevação) na própria antena, mas, nas antenas banda C, tal vez seja necessário um medidor externo, mesmo que improvisado com um transferidor acoplado a um pêndulo. 

O que você precisa é saber a inclinaçãoda antena em relação ao solo (use sua criatividade). Coloque a antena uns 4 ou 5 graus abaixo da elevação especificada e no azimute de referência.

Vá levantando a antena de grau em grau e, a cada grau, vire bem devagar para esquerda e para direita olhando para tela do televisor e parando imediatamente na presença de algum sinal. 

Aqui vale lembrar:- Nas antenas por assinatura, os receptores digitais normalmente tem um marcador de nível de sinal (utilize-o); 

- As antenas para sinais analógicos, normalmente utilizadas no Brasil, não trazem esse marcador, por isso você terá que se orientar pela própria imagem.

Após localizado o satélite, faça o ajuste fino do azimute e elevação e proceda o travamento da antena. Pode ser necessário (especialmente nas antenas banda C) um ajuste de polarização, mas praticamente todos os receptores do mercado permiteesse ajuste sem que seja necessário mexer na antena. 

Apêndice: 

- Antena banda C: antenas grandes, normalmente de tela; 

- Antenas banda KU: antenas menores (as vezes de até 60cm) e sempre fechadas; 

- Polarização: é o ângulo de descida da onda eletromagnética (sinal) vinda do satélite, mas se você achou muito complicado, na prática polarização é inclinação do alimentador (ponta da antena), nas antenas banda C geralmente é utilizado um motorzinho para virar essa polarização. 

- LNB: é a peça que vai na "ponta da antena", onde se conecta o cabo que vai para o receptor, serve para converter e amplificar o sinal vindo do satélite, de forma que ele possa, através do cabo, ser mandado ao receptor. 

- LNBF: tem a mesma função do LNB, porém não necessita de motor para virar a polarização - é o sistema utilizado nas TVs por assinatura banda KU. 

- Clique no menu LOCALIZADOR para saber o apontamento de sua antena em todascidades do mundo para varios satélites. 


Um comentário:

  1. 1X TITanium Drill Bits - TITIAN ARTICLES
    Description: This is a thin-walled die. A single chip, like titanium mug the t fal titanium pan two pins of a copper pin, titanium lug nuts provides a solid surface titanium iv chloride for the stainless steel vs titanium apple watch entire chip.

    ResponderExcluir